terça-feira, 27 de março de 2012

Semana Santa

1- Porque essa semana é chamada de santa?


  Porque nela celebramos os momentos mais importantes da nossa salvação. São João resume desta forma: "Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele" (3,16-17). E também: " Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua Hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (13,1).
Com sua entrega por nós, Jesus santificou essa semana, e nós a santificamos com nosso compromisso cristão.


 2-  O que acontece se a solenidade da Anunciação do Senhor cai na Semana Santa?


      Os dias da Semana Santa e a oitava da Páscoa são mais importantes que a solenidade da Anunciação do Senhor, normalmente celebrada dia 25 de março. Se esse dia coincidir com um domingo da Quaresma ou um dia da Semana Santa, a solenidade da Anunciação cederá o lugar, e será celebrada na segunda-feira depois do 2º Domingo da Páscoa.


3- O que celebramos no Domingo de Ramos?


    O Domingo de Ramos é o inicio da Semana Santa. Nesse dia comemoramos a entrada de Jesus em Jerusalém. Os 4 evangelhos narram esse episódio: Mateus 21,1-11; Marcos 11,1-11; Lucas 19,28-38 e João 12,12-16. A cor litúrgica desse dia é o vermelho.


4- Os ramos têm de ser de oliveira?


  Não. Mateus 21,9 e Marcos 11,8 falam simplesmente de galhos de árvores. Lucas 19,35 nem fala de ramos. João 12,13 fala de ramos de palmeira. Nenhum evangelista menciona a oliveira. Visto que nos arredores de Jerusalém havia ( e há ) muitas oliveiras (Monte das Oliveiras), é provável que o povo tivesse colhido também ramos de oliveira.


5- O que fazer com os ramos bentos?


   É mais fácil dizer o que não se deve fazer. Os ramos bentos não são amuletos, talismãs ou qualquer coisa mágica. São um sinal do amor infinito de Jesus por nós e, ao mesmo tempo, um sinal de nosso compromisso com ele. Há pessoas que queimam os ramos para afastar o mal das casas (tempestade...). Será que eles se prestam para isso?


Fonte: Quaresma, Páscoa e Pentecostes
           Pe. José Bortolini
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário