quarta-feira, 21 de março de 2012

O que é o Ciclo da Páscoa?


É a etapa do Ano Litúrgico que vai da Quaresma à festa de Pentecostes. São as 5 semanas da Quaresma, a Semana Santa, as 7 semanas da Páscoa e a solenidade de Pentecostes. No Brasil, no 7º domingo da Páscoa celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor. Nos Atos dos Apóstolos (1,3) se diz que Jesus ressuscitado ficou 40 dias com os discípulos, e depois subiu ao céu. Se levássemos a sério essa informação, a Ascensão cairia em dia de semana, numa quinta-feira.


Porque Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa?


Porque não existe Páscoa sem Pentecostes, nem Pentecostes sem Páscoa. Jesus disse aos discípulos: "...Eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for. o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei" (João 16,7). Para o evangelista João, no mesmo dia da Páscoa Jesus comunica o Espírito Santo aos discípulos (20,19-23), sinal de que não podemos separar Páscoa de Pentecostes. Aliás, Pentecostes é a coroa da Páscoa.


Porque a Páscoa muda de data a cada ano?


A solenidade da Páscoa não cai sempre na mesma data, e isso provoca mudança de data em outras ocorrências litúrgicas ( Cinzas, Ascensão, Pentecostes, Ssma. Trindade, Corpus Christi...) e civis (carnaval). No hemisfério Norte, 21 de março é o início da primavera (para nós é o início do outono). Na Europa, a Páscoa cai sempre no domingo após a 1º lua cheia da primavera. Para nós, no domingo após a 1º lua cheia de outono. Dito de outra forma: a Páscoa acontece sempre no domingo seguinte à lua cheia de março.
Algumas datas da Páscoa: 2006: 16 de abril; 2007: 8 de abril; 2008: 23 de março; 2009: 12 de abril; 2010: 4 de abril.

Fonte: Quaresma, Páscoa e Pentecostes
Pe. José Bortolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário