sexta-feira, 2 de março de 2012

"Pai Nosso Que Estais No Céu"

582. Porque podemos "ousar nos aproximar com plena confiança" do Pai?


  Porque Jesus, o nosso Redentor, nos põe diante do Rosto de Pai, e o seu Espírito faz de nós filhos. Podemos assim rezar o Pai-Nosso com uma simples e filial, uma alegre segurança e uma humilde audácia, com a certeza de sermos amados e ouvidos.


583. Como é possível invocar a Deus como "Pai"?


  Podemos invocar o "Pai" porque o Filho de Deus feito homem no-lo revelou e o seu Espírito no-lo fez conhecer. A invocação do Pai nos faz entrar no seu mistério com uma admiração sempre nova e suscita em nós o desejo de um comportamento filial. Com a oração do Senhor estamos, portanto, consciente de ser filhos do Pai no Filho.


584. Porque dizemos Pai "Nosso"?


  "Nosso" exprime uma relação totalmente nova com Deus. Quando rezamos ao Pai, nós o adoramos e o glorificamos com Filho e o Espírito. Somos em Cristo o "seu" povo, e ele é o "nosso" Deus, desde agora e pela eternidade. Dizemos, com efeito, Pai "nosso" porque a Igreja de Cristo é a comunhão de uma multidão de irmãos que têm "um só coração e uma só alma".


585. Com que espírito de comunhão e de missão rezamos a Deus Pai "nosso"?


  Uma vez que rezar ao Pai "nosso" é um bem comum dos batizados,eles sentem o urgente apelo de participar da oração de Jesus pela unidade dos seus discípulos. Rezar o "Pai-nosso" é rezar com e por todos os homens, a fim de que conheçam o único e verdadeiro Deus e sejam reunidos na unidade.


586. O que significa a expressão "que estais no céu"?


  Essa expressão bíblica não indica um lugar, mas um modo de ser: Deus está além e acima de tudo. Designa a majestade, a santidade de Deus, e também a sua presença no coração dos justos. O céu, ou a Casa do Pai, constitui a verdadeira pátria para a qual tendemos na esperança enquanto estamos ainda nesta terra. Nós já vivemos nela "escondidos com Cristo em Deus" (CL 3,3)

Fonte: Compêndio do Catecismo Da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário