quinta-feira, 3 de novembro de 2011

#Alma

A alma é o que faz cada pessoa ser humana, isto é, o seu princípio de vida espiritual, o seu íntimo. A alma faz com que o corpo material se torne um corpo vivo e humano. Através da alma, o ser humano torna-se um ente que pode dizer “eu” e permanece diante de Deus como um indivíduo inconfundível.
Os seres humanos são corporais e espirituais. O espírito do ser humano é mais que uma função do corpo e não se compreende a partir da composição material do ser humano. A razão diz-nos que tem de haver um princípio espiritual que esteja unido ao corpo, embora não lhe seja idêntico, o que designamos por “alma”. Embora a alma não se possa “comprovar” pela ciência natural, o ser humano não se consegue entender enquanto ente espiritual sem a admissão deste princípio espiritual, que excede a matéria.
A alma humana é criada diretamente por Deus. Não é “produzida” pelos pais.
A alma de uma pessoa não pode ser produto de um desenvolvimento evolutivo da matéria nem o resultado de uma fusão genética do pai e da mãe. A Igreja explica da seguinte forma o mistério de cada ser humano vindo a este mundo ser uma pessoa única e espiritual: ao ser humano Deus dá uma alma imortal, ainda que ele, pela morte, perca o seu corpo, para o reencontrar na ressurreição. Dizer “Tenho uma alma” significa afirmar: “Deus criou-me não apenas como um ente, mas como pessoa, e chamou-me a uma relação com Ele que nunca mais termina.” [62 e 63]

4 comentários:

  1. BOM DIA, SEU BLOG É MARAVILHOSO, ESTAMOS TE SEGUINDO TB, OBRIGADA BJS LURDES//CATEBRINCANDO LENÇÓIS PAULISTA

    ResponderExcluir
  2. A alma é o que faz cada pessoa ser humana . Se olharmos ao nosso íntimo, Deus nos quer na humildade de um cálice de barro que me alimenta com seu sangue e corpo dentro de mim para a vida eterna.
    Ótima matéria sobre nossa alma.

    ResponderExcluir
  3. A alma de uma pessoa não pode ser produto de um desenvolvimento evolutivo da matéria nem o resultado de uma fusão genética do pai e da mãe.
    Matéria impressionante e muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, tem um selinho no meu blog de presente para você, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir