sexta-feira, 27 de abril de 2012

A importância da Liturgia


Liturgia é prestar culto de adoração e louvor a Deus
Liturgia é uma palavra que vem do grego e significa obra em favor do povo.
A palavra liturgia aparece nos escritos cristãos do século II e III como um encargo, uma função desempenhada na Igreja dentro do culto sagrado. É uma função desempenhada pelos bispos, padres e diáconos.
A liturgia é a fonte da espiritualidade, da missão e da justiça. Cria laços de fraternidade e dinamiza a solidariedade. Solidifica o compromisso com a verdade e a igualdade. Ela é o cume da caminhada, das lutas e dos empreendimentos humanos na construção do reino. Sem liturgia não é possível viver plenamente a comunhão com De us e com os irmãos. Não é possível ser Igreja. A liturgia é a vida de Deus em nós e para nós. Ela celebra a ação de Deus e nos faz seres mais humanos e mais justos. Nela realizamos o encontro com Deus. Jesus Cristo nos reúne e preside a reunião da comunidade. Nas leituras, é Ele mesmo que nos fala e nos transforma com a força da sua Palavra. Na liturgia, o Espírito Santo nos revela os mistérios de Deus, move os corações, reforça a nossa resposta e opera a salvação.
A finalidade da liturgia é prestar culto de adoração e louvor a Deus e ajudar na santificação do homem. A obra Sacerdotal de Cristo, que a liturgia realiza, está presente e se prolonga na Igreja de quatro modos: na missa, nos sacramentos, na proclamação da palavra de Deus e nas orações comunitárias.
A liturgia celebra o Mistério Pascal de Cristo que é o acontecimento central da nossa fé. Cristo permanece presente e vivo em cada celebração litúrgica. Podemos dizer que liturgia é ação de Cristo e ação da Igreja.
A ação litúrgica faz memória, isto é, torna presente e realiza os acontecimentos da salvação. isto é feito através de sinais e ritos.
Podemos entender a importância da liturgia para a vida da Igreja comparando-a com o sangue no corpo humano. Por meio dela a vida se renova. As células se fortalecem. O corpo se sustenta. A vida continua. A celebração litúrgica é Deus mesmo agindo e imprimindo em nossa vida o seu jeito de amar, servir e perdoar. A liturgia é importante não só porque nela renovamos o compromisso batismal e a nossa aliança com Deus, mas também porque, em Cristo e por Cristo, oferecemos o verdadeiro sacrifício de louvor e nos oferecemos com Cristo ao Pai. Na liturgia solidarizamo-nos com a humanidade e por ela rezamos. Imploramos pela sua santificação e convivência pacífica. Lembramos o que somos diante de Deus e professamos o que Deus é para nós e o que queremos ser para Deus.

Um comentário:

  1. Olá. voltei para agradecer o carinho da visita, do comentário e por nos seguir,
    Jesus abençoe, e toda a sua família.
    E cá entre nós, qui lindo o blog da sua filha fotógrafa!!
    Também amo fotos e agora que me aps, estou pensando em me dedicar as fotografias. O que acha???
    Parabéns!!

    ResponderExcluir