segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que celebramos na Quinta-feira Santa e qual é a cor litúrgica?



 A cor litúrgica da Quinta-feira Santa é o branco. Pela manhã, nas catedrais, o Bispo com os Sacerdotes preside a Missa do Crisma. Há duas coisas importantes a serem recordadas. 1. Esse dia é conhecido como o da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia. O Bispo preside a Eucaristia com seus sacerdotes concelebrantes, manifestando a unidade do seu sacerdócio com o único Sacerdócio de Cristo. 2. Essa missa é chamada de Missa do Crisma, porque nela são abençoados o óleo dos Catecúmenos e o óleo para a Unção dos enfermos, e o Bispo consagra o óleo do Crisma. Esses óleos são levados para as paróquias e usados na administração dos sacramentos.  



Ao entardecer, começa o Tríduo Pascal, com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Nela há o rito do Lava-pés. Em lugar dos Ritos Finais, se faz a Transladação do Santíssimo sacramento e a adoração. Tiram-se as toalhas do altar.
As leituras são sempre as mesmas. Na primeira (Êxodo 12,1-8.11-14) recorda-se a Páscoa Judaica.. A segunda (1 Coríntios 11,23-26) mostra a mais antiga narrativa da instituição da Eucaristia. O vermelho (João 13,1-15) fala do lava-pés, expressão do serviço de Jesus, que se consuma na cruz.

Fonte: Quaresma, Páscoa e Pentecostes
Pe. José Bortolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário