sexta-feira, 22 de junho de 2012

"Vos estis lux mundi."


Analisamos no artigo "Vos estis sal terrae", a dimensão valorativa deste imperativo cristão, e notamos quão grande e imenso é o desejo de Jesus por um mundo pautado numa mistura de gostos e sabores mergulhados no Divino.

Pois bem... Esse é o sonho de Deus. E ele não se encerra aqui. Pensemos também na fala de Jesus ao dizer: "Vós sois a luz do mundo." Este discurso é um  misto de de missão, poesia e teologia; nos surpreende com medidas que não merecemos, faz-nos desejar a sacralidade de cada dia e nos invoca a sermos sacramentos de Deus para o outro. Jesus faz-nos querer deitar no chão da existência a fim de recolhermos as muitas partes e sermos n'Ele o todo.

Como é bom observar à noite em alguns lugares, que quando se acende uma lâmpada, logo aparece um enxame de insetos em volta dela, dado o fato de existir luz ali. Às vezes penso também como é contagiante o nosso contentamento, quando a luz entra em cena num lugar visitado pela escuridão. Compreendo que aí está a dinâmica da luz - ser sinal da Verdade. Quando a visão ofuscada pela realidade sombria, já não consegue mais distinguir os detalhes, as partes; a luz entra no cenário, mesmo que talvez seja como a penumbra de uma luz miúda, e revela o mistério.

Acredito que é essa a nossa missão. Não sermos tão somente continuadores do Projeto Salvífico, sendo o sal e fazendo a diferença nesta terra. Todavia, tornar-nos também Sacramento de Deus para este mundo. A luz em sua singular atividade serve pra iluminar, revelar. E quantos ainda carecem da luz da fé em suas vidas? Agora talvez fique claro a Missão acima citada. Quantos precisam recolher os detalhes e gesto da vida, a fim de dá-la sentido, preenchendo o vazio com o todo... Isso é a poesia da existencialidade humana. E quantos ainda precisam de uma luz pra enxergar que é de Deus que brota a vida, a benção, o dom do Amor que explode em todos os instantes das menores iniciativas ao gerar o universo criado... pois é... isso é pura Teologia.

Por ora certamente fica compreensível o porquê dessa tríade - missão, poesia e teologia- na dinâmica da luz. Porque de fato só seremos luz, sinal da verdade para o outro se elevarmos nosso coração aos céus, deitarmos no chão da existência e tornar-nos acolhimento, dom... É Jesus quem diz:  "Sic luceat lux vestra coram hominibus, ut videant opera vestra bona et glorificent Patrem vetrum qui caelis est." - Assim também, brilhe a vossa luz aos olhos dos homens, a fim de que, vendo as vossas obras, eles glorifiquem o vosso Pai que está nos céus." (Mt 5, 16).

Sejamos Luz!!!

Jerônimo Lauricio - Bacharel em Filosofia.
E-mail: jeronimolauricio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário