segunda-feira, 18 de junho de 2012

Servir a Deus em Um Mundo Plural e Secular


Caríssimos irmãos e caríssimas irmãs, não é sem grande dor que percebo as dificuldades de encontrar e de sermos verdadeiros cristãos e cristãs no momento atual que o mundo passa. Baseado em observações e sem esquecer da Palavra De Deus, do Sagrado Magistério e da Tradição, enumero aqui alguns empecilhos a vivência da vida cristã.
São Francisco viveu o real seguimento a Cristo
Vemos com muita frequência, pessoas dizerem que são católicas, vão a Missa, mas que também vão ao centro espírita, ao terreiro de macumba, ouvem o horóscopo, fazem simpatias, frequentam entidades "cristãs" que pregam a Teologia da Prosperidade e assim por diante.  Vejamos:
Ser católico e ser espírita é possível? - Muitos "teólogos" defendem que o espiritismo é cristão, alegando que o mesmo aceita Cristo, prega a prática da caridade e mais outras coisas. Entretanto, seguir a Cristo é seguir radicalmente o Evangelho. Impossível não termos nenhum pecado, mas o pecado que está em mim deve ser banido, devo tentar com todas as forças,por amor a Deus, mortificá-lo. A Bíblia diz que não devemos mexer com os mortos (necromancia), pior ainda evocá-los. Eu costumo dizer que entre os desvios de doutrina, o mais fácil de combater com a Bíblia é o espiritismo, entretanto na prática, é o mais popular entre estes "cristãos", tornando-se um grande mal que ataca silenciosamente como um câncer.
- O espiritismo prega baseado no "Evangelho de Alan Kardec". Negam as verdades cristãs. Pregam a multiplicidade da vida terrena, entretanto, São Paulo, iluminado pelo Espírito Santo (não o Alan Kardec), nos ensina que só se morre uma única vez e depois vem a ressurreição.
- O espiritismo prega que alcançamos a redenção através de múltiplas reencarnações. Não tem sentido, esvazia todo o sentido da vida cristã, pois nega que Cristo seja o Redentor. Não nos salvamos por nossos méritos, mas sim pela Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem Ele, não há salvação;
-  Para não entrar em outras questões, vou falar da mais grave: negar o Espírito Santo de Deus, fazer aquilo que Deus abomina, cometer o pecado sem perdão. Procure ler mais, informe-se e veja que não tem nada de cristão no espiritismo. Deus disse:

"Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles" (Lev 19,31).

Por estas e outras, é impossível ao católico ser espírita também.
Sobre o horóscopo - a Bíblia também condena qualquer meios de querer conhecer o futuro, seja qual ele for, como vimos acima. Portanto, ao católico não deve corresponder tais práticas. Ao perguntarem qual o seu signo, você deve ter a convicção de dizer: "o meu signo é 'Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Este é o verdadeiro signo (sinal) do Cristão."
Sobre a Teologia da Prosperidade, é mais infundado ainda dizer que Deus só está de bem com quem tem bens materiais. É só observar as palavras de Jesus no início do seu Ministério: citando Isaías 61, 1-2, "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu com a unção e me mandou para ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES...", ou seja, Jesus tem urgência em anunciar o Reino aos que mais sofrem e enfatiza, em outra passagem, na parábola do Jovem Rico que, quem não for capaz de se desapegar dos bens materiais, não será herdeiro do Reino De Deus.
Sobrepor seus projetos pessoais ao Projeto de Deus - Quando colocamos nossos desejos pessoais acima do Projeto de Deus para a humanidade estamos ferindo um grave princípio cristão. Como posso pedir a Deus que faça a sua vontade (na oração do Pai Nosso) se quero que acima de tudo, seja feita a minha vontade? 
Desrespeito com a Eucaristia - São Paulo nos ensina que, se tomarmos o Corpo e Sangue do Senhor em pecado mortal, este ato não só não servirá para a nossa salvação, como acrescentará um pecado maior ainda aos nossos: servirá para a condenação. Infelizmente, a Eucaristia não tem sido levada a sério pela imensa maioria. Não podemos comungar o Corpo e Sangue de Cristo sem fazer uma opção radical pela vivência do Santo Evangelho.
Falar mal dos Ministros da Igreja - Engrossar a fila dos que condenam, como se tivessem sido constituídos juízes, os sacerdotes e as ordens religiosas. Sobretudo quando, além de falar mal, expor e ridicularizar os objetos de culto sagrado, cometendo o crime civil de vilipêndio religioso e cristão, de desrespeito a hierarquia que o próprio Cristo estabeleceu;
Desrespeitar os Sacramentos, sobretudo difamar e deturpar o sentido do Matrimônio - Esvaziar o sentido do Matrimônio, dizer que é criação humana, quando foi o próprio Deus que instituiu.
Deturpar os valores cristãos como a vida, a castidade, a família - Entrar nesta de que tudo é tabu e de que o mundo hoje é outro. Precisamos compreender que o mundo mudou, as pessoas mudaram, os valores humanos mudaram, mas a Palavra de Deus é imutável: a Palavra é tão radical que Jesus disse que, passarão os céus e a terra, mas da Palavra de Deus não cairá uma só vírgula! Portanto, mesmo que o mundo tenha esquecido os valores, para Deus eles continuam valendo. E Ele não nos julgará pelos valores do mundo, mas sim  pelos que Ele nos ensinou a viver.
* Outro fator que, creio eu, atrapalha e muito a vivência cristã é acreditar em superstições. Não poder ver um gato preto, não passar debaixo de escada, bater na madeira, carregar ferradura, pé de coelho... Irmãos, Cristo nos quer livres e não presos. Superstição também é um grande mal a ser combatido e evitado por nós! 
Estamos vivendo um tempo profetizado por Jesus, um tempo em que os homens são materialistas, dados ao prazer, a tudo que proporciona bem-estar físico, cumulativo, consumista, em que os valores do Evangelho foram esquecidos... Jesus profetizou que na consumação dos tempos, tudo seria como nos dias de Noé: uns bebiam e comiam, davam-se em casamento, zombavam de Noé... Hoje, o mundo ensinou que o importante é ter prazer, não importa como e às custas de quem, viver o "amor livre", zombar da Igreja e dos ministros de Cristo... E quando Jesus voltar, se não tivermos nos preparado para sermos contados entre os Dele?
Portanto irmãos e irmãs, meu desejo é que, ao ler isto, você possa se conscientizar de que algumas práticas não condizem com o cristão, que Jesus abomina a nossa indecisão em segui-lo radicalmente e que você e eu, possamos nos libertar das amarras do pecado, dos vícios, do nosso egoísmo, que sejamos cristãos radicais no seguimento a Jesus, que não caiamos nesta de que o mundo é hoje, sem valores e sem moral... Que possamos aperfeiçoar a cada dia nosso amor a Cristo, amando o irmão necessitado, doando-nos por ele e que possamos ser verdadeiros Sacrários vivos, onde habite o Deus Verdadeiro. E lembre-se:espiritismo, umbanda, candomblé, magia, simpatias, egoísmo, materialismo não é para cristão verdadeiro! 
Que juntos sigamos a Cristo e como diz Monsenhor Jonas Abib, "Que a Santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá!" Maranathá, Vem Senhor Jesus!

Por Francisco Marcos Araújo (Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú) - Sobral/CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário