sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Liturgia de Nossa Vida

A liturgia deste domingo, dentre tantos aspectos, nos propõe que a vida cristã é uma caminhada permanente rumo a essa "coisa nova que já começa a aparecer" e que é o mundo novo da Humanidade Nova. É preciso, no entanto, que os que creem tenham coragem de deixar o seu pequeno mundo de instalação e de comodismo, para aceitar o desafio de Deus e ir mais além. Você deve se perguntar: O que é que, na minha vida, necessita de ser transformado? O que é que ainda me mantém alienado, prisioneiro e escravo? O que é que me  impede de imprimir, na minha vida, um novo dinamismo, de forma que o Novo se manifeste em mim?
A primeira leitura fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de conduzi-lo ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer.
O Evangelho retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a Humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor.
Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que ele veio apresentar, com coerência, com verdade, com sinceridade no seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou às lógicas de oportunidade.
Cristo preocupou-se apenas com oferecer aos homens a verdade. Fiel ao projeto de salvação que o Pai lhe confiou, foi frontal, coerente, sincero verdadeiro. Ele morreu porque nos seus olhos brilhava a verdade. Paulo recorda-nos, também, que ser cristão é seguir a Cristo e percorrer, com Ele, esse caminho de coerência e de sinceridade.
Nos nossos dias, no entanto, estes valores não são apreciados. Certas figuras públicas ditam "as modas" e moldam a opinião pública e defendem que aquilo que hoje é verdade, amanhã é mentira. Reflita e se pergunte: qual tem sido o seu papel de cristão - de seguidor de Jesus - neste mundo?
Nós que cremos afirmamos repetidamente - nas nossas celebrações, nas nossas orações e cânticos - o nosso "sim" a Deus e ao seguimento de Jesus. A nossa vida diária, os nossos valores e atitudes, os nossos gestos e palavras estão coerentes com esse "sim"? Para Paulo e para a Igreja autenticamente de Cristo, a coerência e a sinceridade são valores absolutamente imprescindíveis para todo aquele que se dedica ao ministério apostólico. Se um animador da comunidade não leva uma vida coerente, sincera, sem mentira, está a desautorizar e a causar danos irreparáveis à proposta que anuncia. O Evangelho perde sua eficácia pela falta de verdade de quem o anuncia.
Neste ao de fé, que estamos vivenciando, que possamos resgatar aquilo que é de fato essencial em nossa vida cristã, olhando sempre para as primitivas comunidades, que acreditam, com a vida, que através de Jesus, Deus ofereceu a sua proposta libertadora a todos a humanidade e que Deus conta com o nosso testemunho autêntico e corajoso, que seja sinal de contradição em relação às contradições de morte e sofrimento, de paralisia que este mundo propõe. Vale pensar!
Vale buscar se converter, ainda é tempo! Que Cristo seja nossa força, que cure nossas paralisias e nos faça dar passos para  seu Reino! Amém!

Fonte: ABC Litúrgico

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Ótima postagem!
    Passando para desejar a você um carnaval abençoado com a luz e o amor de Deus!
    Carinhosamente,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Rose, o seu blog é muito bonito!
    Meu nome é Gabriel,tenho 7 anos e gosto da catequese, eu estou na sementinha.Sou filho da Angela, dos Passos de Jesus. Minha mãe e minha irmã Joana me ajudaram a fazer um bloguinho também. Vou ficar contente com sua visita.
    Deus te ilumine!
    Abraços,
    Gabriel Pio

    mundodogabriel.blogspot.com

    ResponderExcluir