terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Alguns lembretes para as equipes de liturgia e celebraçãos

1. A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque é processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo - missionário. A oração, o jejum e a esmola ( caridade ) indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.

2. O espaço litúrgico, despojado, sóbrio e "vazio", sem flores, por exemplo, ajuda-nos a esvaziar o coração para preenchê-lo com a Palavra, que é luz para nossos passos e que nos converte.

3. Se as imagens dos santos forem cobertas, não se cubra a Via Sacra, que deve, pelo contrário, ser valorizada neste tempo como instrumento de oração comunitária e pessoal.

4. Momentos de silêncio, principalmente entre as leituras e após a homilia, são importantes, assim como após a comunhão.

5. Um sinal permanente no espaço litúrgico, como um tecido roxo em forma de faixa na mesa da Palavra ou como detalhe na mesa eucarística (sem "tampar" ou esconder o altar ou o ambão), ajudará na experiência quaresmal.

6. Não colocar o cartaz da CF em frente do altar ou do ambão, mas em outro local, de preferência na entrada da igreja, bem visível para a comunidade.

7. A cruz, pela qual fomos marcado no Batismo, deve ser destacada. Ela lembra que somos discípulos e discípulas de Jesus, que superou o fracasso humano da cruz com amor que vence a morte.

8. As equipes de canto devem evitar o volume alto dos instrumentos e, quem sabe, neste tempo, descartar o uso da bateria, por exemplo. Pede-se sobriedade, ritmos mais lentos, que convidem os fiéis à oração e à introspecção, para explodir em alegria no aleluia pascal.

Uma Santa Quaresma a Todos!

Fonte: ABC Litúrgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário