sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Liturgia da Palavra - parte II

A palavra de Deus entra pelo ouvido e desce até aquecer o coração. É uma espada iluminada que separa as trevas da verdade. Nas leituras bíblicas explicadas pela homilia, Deus fala a seu povo manifestando-lhe um frutuoso alimento espiritual. O mesmo Cristo Jesus se faz presente na comunidade por meio de sua Palavra. Assim, a Palavra de Jesus ressoa nos corações e os vivifica á luz do Evangelho. Na homilia, na pessoa e nas palavras do presbítero, Jesus anuncia seu projeto de amor e confirma seus ensinamentos, que chegaram íntegros até hoje pela ousadia missionária dos apóstolos.
Deus fala ao povo primeiramente nos acontecimentos, onde se realiza sua Páscoa-vida. Agradecido, o povo celebra reconhecendo neles sua ação amorosa. A vida, portanto, deve ser o primeiro livro a ser lido, esclarecido e interpretado nas celebrações.
A Palavra na Liturgia, como a própria comunidade que se reúne, é em primeiro lugar sacramento de Deus e de seu mistério. A palavra sacramento traduz o termo grego mistério e assume, no vocabulário teológico cristão primitivo, o sentido de um sinal que nos faz crescer interiormente e penetrar em uma realidade maior. Como diz Hebreus 4,12:

Porque a palavra de Deus é viva e penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

Fonte:Catequese Litúrgica - A missa explicada
Pe. Guilhermo Micheletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário