sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Levantar os olhos

O homem é chamado a contemplar a Deus face a face, e a liturgia é antegozo dessa contemplação. Jesus externava essa experiência em momentos solenes de intensa expressão religiosa, quando estava em íntima comunhão com o Pai ( Mateus 14,19; Marcos 6,41; Lucas 9,16.29-31; João 17,1). Gesto que ocorre na Oração Eucarística I, na apresentação das oferendas, na oração, especialmente do Pai-Nosso, e também em variadas súplicas litúrgicas e pessoais.

Aplaudir

O aplauso expressa alegria, reconhecimento e honra; signo caloroso e entusiasta de aprovação. Atualmente é usado nas celebrações festivas. Aplaude-se nos batizados, nas crismas, quando se celebra a Primeira Comunhão, nos casamentos, quando alguns vocacionados á vida religiosa consagram a vida a serviço do Reino, e inclusive em algumas ocasiões de exéquias de algum irmão ou irmã.

Fonte Catequese Litúrgica - A missa explicada
Pe. Guilhermo Micheletti

Um comentário:

  1. Oi Rose, que bom ter sua companhia...
    Sabe que quando escrevi aquee texto, acho que foi em 2009, estava passaando por uma provação muito grande... e o pior que eu queria me anular, ou queria que os outros me anulassem, me deixasse quietinha no ameu canto, e foi nesse tempo onde as maiores responsabilidade/convites surgiram... e eu brigava com Deus, porque perguntava: será que Ele não via minha situação??/ rsrsrs, tanto via, que não me deixou nela... nunca deixei de servir nesse tempo, claro que reclamei, mas estava ali me arrastando... Louvado seja Deus, que nunca desisitiu de mim... Qunato a eu ser uma formadora... vou lutar pra isso, amo ajudar os catequistas, ams sei que preicso estudar muito pra isso... mas, chego lá...
    abeijos pra vcs

    ResponderExcluir