terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Educar - se para o silêncio

Todo o dinamismo da liturgia visa á comunicação com Deus. E é claro que é possível se comunicar com ele de várias maneiras. Primeiramente por meio da linguagem falada, privilégio que Deus deu aos humanos para se comunicarem e gerarem comunidades; mas existe também uma linguagem muito especial, que fala sem falar: é a do silêncio.
O silêncio é o espaço para a profundidade; nele o homem se vê, vê os outros e também a Deus. No silêncio são melhor saboreados os atos e palavras que brotam dos pensamentos forjados no íntimo dos corações. O silêncio é condição indispensável para gerar uma oração fecunda pessoal e comunitária; é o vazio que os humanos preparam para aprender com Deus que o amor do silêncio é o que conduz ao silêncio do amor... O silêncio é abertura para Deus, para a comunidade com quem compartilhamos a oração e um reencontro conosco mesmo.
O silêncio é uma viagem ao interior e a realidade mais profunda daquilo que celebramos. É nosso gesto simbólico de reverência diante do Mistério. A presença de Jesus Cristo e o protagonismo de seu Espírito - uma vez captados em profundidade - produzem um silêncio radical de louvor e comunhão. O Mistério é sempre inefável. Sem demora, no momento adequado, brotarão dos lábios a palavra e o canto, o louvor e a súplica.
O sentido do silêncio é básico na celebração cristã. É a alma de toda a oração. A atitude de silêncio exterior e interior e de escuta atenta é que torna possível a experiência desse mistério.
O silêncio é um ingrediente essencial da liturgia   . Porém, na celebração, não se trata apenas de escutar em silêncio, e sim de entrar silenciosamente em comunhão com Deus e com os irmãos. O silêncio se dirige ao interior de cada um e o dispõe a ouvir a Palavra de Deus e ponderar suas consequências. Onde o mistério é maior, maior é o silêncio e melhor penetra o Espírito. De fato, o Espírito de Deus precisa do silêncio para insuflar nos corações o sopro divino.
Deve-se valorizar bastante os momentos de silêncio previstos na celebração eucarística: o Ato Penitencial no inicio; a oração silenciosa do Oremos, antes da Oração Coleta; um silêncio de escuta e meditação depois das leituras sem aquela preocupação de logo encher o tempo com cantos, particularmente após homilia. A Prece Eucarística deve ser acompanhada pelos cristãos também com um silêncio participativo,com o mesmo entusiasmo aplicado ás diversas respostas da celebração. Por fim, o silêncio da Comunhão. Onde houver verdadeiro encontro de amor, a linguagem mais eloquente será sempre definitivamente a do silêncio.
No dinamismo da celebração, o presidente não pode esquecer que a proporcionalidade dos gestos, a serenidade facial, a naturalidade comunicativa, a correta  adequada linguagem, são emolduradas pelo silêncio, o qual também se enquadra no conjunto dos sinais, tido em alta consideração nos atos celebrativos. Nele são gerados as motivações que se emanam, sustentam e realçam a expressão corporal. O silêncio empenha o coração para que o corpo não execute gestos simploriamente mecânicos e mágicos ( cf. IGMR 23 e 32; SC 30 ).
Em muitas ocasiões, ao quebrar o silêncio celebrativo, talvez incorramos num grande equívoco: acreditar que com muitas palavras se conseguirá " mudar o pensamento de Deus". Muito pelo contrario: na oração silenciosa deixamos de lado essa tentação e abrimos espaço para que Deus nos modifique, mostre-nos os pontos da vida que necessitam de transformação e fortalecimento, para que juntos - ele e nós - trilhemos os caminhos da felicidade ( cf. IGMR 45). 
Enfim, o silêncio na liturgia faz brotar na intimidade do coração as atitudes da escuta, da reflexão e da contemplação. Quanto mais as pessoas e as comunidades inteiras compreenderem e penetrarem no que seja em verdade celebrar o mistério pascal de Cristo na Liturgia, mais essas pessoas e comunidades farão silêncio para que Deus fale abertamente em seus corações.

Fonte: Catequese Litúrgica - A missa explicada
PE. Guilhermo Micheletti

2 comentários:

  1. Olá Rose... Muito bom esse materiala que vc tem postado sobre a missa...tenho um livro, mas não é esse, vou tomar nossa desse... Muito bom!!Obrigada pelo recadinho em meu blog, continuemos unidas... beijus

    ResponderExcluir
  2. Olá, acabei de conhecer o blog, os textos estão muito interessantes...
    Que Deus ilumine sua Caminhada!

    ResponderExcluir