quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Na catequese, Papa fala da realidade visível da Igreja

Na catequese desta quarta-feira, 29, o Papa Francisco concentrou-se na realidade da Igreja, formada por um aspecto visível e um espiritual. A parte visível dela é formada por todos os batizados, não só pelo clero, disse. O Santo Padre enfatizou que é preciso olhar para Cristo e colocar a realidade visível a serviço da realidade espiritual da Igreja.
Francisco deu sequência ao ciclo de catequeses sobre a Igreja. Ele destacou que todos os que se fazem próximos aos mais necessitados, procurando levar-lhes um pouco de conforto, e todos os que fazem o que o Senhor lhes mandou são a Igreja.
“Compreendemos, então, que a realidade visível da Igreja não é mensurável, não é conhecida em toda a sua plenitude. Como se faz para conhecer todo o bem que é feito? Tantas obras de amor, tanta fidelidade na família, tanto trabalho para educar os filhos, para transmitir a fé (…) isso é muito grande, não se pode mensurar”.
A realidade visível da Igreja, segundo Francisco, vai além do controle humano e constitui uma realidade misteriosa, porque vem de Deus. Ele explicou que, para entender a relação na Igreja entre sua realidade visível e a espiritual, o caminho é olhar para Cristo, do qual a Igreja é o corpo. Também no caso da Igreja há uma realidade misteriosa, disse o Papa. “Também a Igreja, então, é um mistério, no qual o que não se vê é mais importante do que o que se vê e pode ser reconhecido só com os olhos da fé”
O Pontífice recordou ainda o modo como Jesus utilizou sua humanidade para anunciar e realizar o desígnio divino, o que deve ser feito também pela Igreja. A partir de sua realidade visível, a Igreja é chamada, a cada dia, a se fazer próxima de cada homem, começando pelos mais necessitados.
O Santo Padre reconheceu as experiências de fragilidade e limitações que fazem parte da realidade da Igreja, uma vez que os homens são pecadores, e por isso é preciso rezar a Deus. “Peçamos o dom da fé para que possamos compreender como, não obstante a nossa pequenez e a nossa pobreza, o Senhor nos fez instrumento de graça e sinal visível do seu amor pela humanidade”.
Por Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário