Muitas vezes ao adentrarmos em um templo católico, em altares lindos e preciosos relicários que contêm dentro deles uma relíquia, mas o que basicamente é uma relíquia? As relíquias são objetos que pertenceram a um santo, recordações da sua vida, algo que dele nos resta. São o sinal da sua presença na história e enquadram-se na lógica da encarnação. São realidades que nos recordam o que nele operou a obra da graça.
Desde os primeiros tempos da era cristã, se veneram as relíquias daqueles que mais se identificaram com Cristo, sobretudo, dos que deram cruentamente por ele a sua vida. Mas podem as relíquias ser veneradas? Sim, as relíquias podem ser veneradas, pois sua veneração “é uma necessidade natural do ser humano, para testemunhar o respeito e a devoção por pessoas veneráveis. As relíquias dos santos são corretamente veneradas quando é louvada a ação de Deus nessas pessoas que se entregaram totalmente á Ele.” [CIC 1674]
Ao venerarmos uma relíquia devemos sempre nos lembrar que a pessoa só chegou ao estado de santidade pois buscou sempre mais ser amigo de Deus, e é Dele que nos provêm toda a santidade.
Ao terminar este texto que tal ler algumas passagens bíblicas sobre o poder das relíquias sagradas na história do Povo de Deus? Elas encontram-se em:
2Rs 13,20-21
At 19,11-12
Na foto relíquias da "Vera Cruz" na Igreja da Santa Cruz em Roma
Ola! Linda postagem!Na minha Paróquia tem uma relíquia de Santa Faustina,que o nosso pároco Padre Léo trouce da Polônia.Boa Semana na paz de Jesus!
ResponderExcluirBeijos Nena!