quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Solidão ou Integração?


" Procurai Viver Sempre no Silêncio e na Esperança " ( Sta. Teresa de Ávila )

Se eu lhe perguntasse: " Como vai você?", imagino que você não me responderia que está bem ou está mais ou menos, mas me diria:" Estou na correria!" Há tanta correria em nossos dias que nem mais pensamos em nós mesmos. E a consequência é funesta.
É próprio do ser humano viver integrado. Esta palavra, integrado, tem pertinência na ciência, principalmente a da computação. Mas, seu sentido primordial  refere-se ao ser humano. Não somos seres isolados, pois, queiramos ou não, somos dependentes uns dos outros.
Não é possível dispensar o outro. Não é possível viver isolado. Quando você acende uma lâmpada, por exemplo, você precisa de uma hidrelétrica e de todas as pessoas que operam. Ao contrário não haveria luz.
Ainda em nossos dias, na linguagem da computação, fala-se de redes, de blogs, de twitters, de salas de bate-papo, e outros meios que buscam fazer com que as pessoas estejam em contato umas com as outras. Porque mesmo com a força dos Meios de Comunicação, há pessoas solitárias e isoladas. Mesmo no meio da multidão nos grandes centros urbanos vivemos no anonimato e na solidão. Estamos, na verdade, perdendo a força das relações humanas, como a da família ou a de uma conversa descontraída. Assim,encontramos cada vez mais pessoas isoladas, trancadas em seus quartos, buscando romper a solidão com relações técnico-humano-virtuais. Será que o humano é virtual? Ou o humano é calor, afeto, olho no olho, aperto de mão? Vemos, pois, que por mais que se desenvolva a técnica jamais ela supera as necessidades primarias do ser humano. A ciência deve contemplar em primeiro lugar o ser humano, e não ser deus para ele. O Evangelho é exatamente o livro que integra e rompe toda e qualquer solidão, pois ele é o olhar misericordioso de Deus sobre nós.
Há saída para essa realidade entre nós? Em qualquer situação em que vivemos, há sempre um caminho, uma nova direção. Para vencer a solidão, nada melhor que a pratica do bem, da solidaridade, do trabalho voluntário e tantas outras possibilidades. A caridade é um caminho certo, que nos traz realização e rompe as barreiras da solidão. 
É preciso que eu descubra a força que tenho, a força do amor que Deus infundiu em minha alma. Aqui é preciso o silêncio, a solidão positiva que me faz me encontrar com Deus e comigo mesmo. Esse encontro que realizo no silêncio, no recôndito de meu quarto, por exemplo, faz-me encontrar com  os outros. O que é triste e machuca as pessoas é a solidão gerada pelo desprezo ou pelo abandono.
Integre-se á sua Comunidade! Relacione-se com as pessoas! Vá á luta e ao encontro das pessoas! Descubra a mística do servir com amor! E então, adeus, solidão!
Pe.Ferdinando Mancilio (revista de Aparecida)

2 comentários:

  1. Vim dizer que tem selinhono blog pra você, um carinho especial.
    Interessante esta postagem, realmente quanto mais maneiras surgem para as pessoas se comunicarem, ainda assim, muitos estão só. Adorei,uma boa reflexão nos dias de hoje.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Só vim de desejar uma ótima quinta. já estou te seguindo grande bj Fica com Deus Angélica

    ResponderExcluir