quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

São Paulo


São Paulo é conhecido por suas cartas lidas nas celebrações eucarísticas, na Liturgia da Palavra. Através de suas cartas, sabemos muita coisa a respeito de sua vida e das verdades fundamentais de nossa fé.

São Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, região ao sul da Turquia, por volta do ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, da tribo de Benjamim, era, também, cidadão romano.

Desde a infância, foi educado conforme a doutrina dos fariseus, por um sábio chamado Gamaliel. Destacou-se, inicialmente, como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs. Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão, que morreu apedrejado pelos perseguidores dos cristãos.

Sua conversão ocorreu de modo inesperado a caminho de Damasco, quando liderava uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. Jesus ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, inquirindo dele o motivo de tanta perseguição. A luz que emanava de Cristo era tão forte que lhe cegou os olhos afeitos à escuridão do mal. Quando voltou a enxergar, estava transformado. De cruel perseguidor dos cristãos ele se tornou um ardoroso apóstolo dos gentios, isto é, dos novos cristãos que não eram judeus.

Esse fato ocorreu por volta do ano 36 e, a partir desse momento Paulo consagrou a sua vida ao serviço de Cristo, viajando por todo o mundo conhecido de então, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. São Paulo é, sem dúvida, uma das principais colunas do cristianismo.

O exemplo de sua vida nos ensina que deu nos dá oportunidade de nos convertermos e de colocar a nossa fé a serviço do Reino.

Como diz a oração da Liturgia das Horas, “Outrora oprimindo a Igreja, tocou-te o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor".

Que nós tenhamos também, como ele, uma visão luminosa de Cristo que destrua o mal que cultivamos e nos faça ser verdadeiros discípulos de nosso Redentor.

Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário