quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PASTORAL DA PESSOA IDOSA : UMA BENÇÃO PARA A IGREJA E SOCIEDADE !

A PESSOA IDOSA nas intenções do Papa para o mês de fevereiro
A intenção universal do apostolado da oração do Santo Padre para o mês de fevereiro de 2014 é “para que a sabedoria e experiência de vida dos idosos sejam reconhecidas na Igreja e na sociedade”.

Valorizar a sabedoria dos idosos

A velhice é muitas vezes encarada de uma forma negativa, como um tempo que é preciso «suportar», à espera da morte. Esta visão não tem razão de ser e leva necessariamente as pessoas a não aproveitarem a riqueza da experiência e sabedoria que foram acumulando ao longo dos anos.

Como o Papa emérito declarou numa comunidade de idosos, em 2012, é belo ser idoso! Nessa mesma ocasião afirmou também que a pessoa idosa não se deve deixar levar pela tristeza e saudade do tempo em que era jovem e por já não poder realizar tarefas que então levava a cabo.

O que acabamos de afirmar e outras coisas que poderíamos ainda afirmar significam que o optimismo e os frutos da sabedoria acumulada não são um dado adquirido, mas uma conquista, que não é de todo fácil. Quando se aproxima a velhice, deve-se assumir a própria existência e começar a pensar nas mudanças que o peso da idade vai trazer, preparando-se, assim, para as encarar de maneira positiva.

E isto é possível, porque se é verdade que, com os anos, se vai perdendo a capacidade de realizar determinadas tarefas, também é certo que surgem outras oportunidades que, quando se era jovem, não era possível levar a cabo.

A velhice é, com efeito, um novo começo, em que a pessoa pode realizar «sonhos» que noutra idade não pôde realizar e aplicar-se em trabalhos que não terão uma eficácia tão visível, possuindo, porém, um valor profundo.

A sabedoria desta etapa da vida tem uma grande dose de gratuidade e interioridade que antes não existiam. Esta sabedoria adquire-se também, para o cristão, num contacto mais íntimo e frequente com Deus, por meio da oração, já que a pessoa está mais disponível e com mais tempo para dedicar a Deus.

Rezemos neste mês para que a riqueza e sabedoria dos idosos sejam cada vez mais respeitadas e protegidas, quer na Igreja, quer na sociedade em geral.

PASTORAL DA PESSOA IDOSA : UMA BENÇÃO PARA A IGREJA E SOCIEDADE !


Radio Váticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário