terça-feira, 24 de setembro de 2013

JESUS NOS ACOMPANHA ATRAVÉS DOS SACRAMENTOS. A MISSA NA CASA SANTA MARTA


Jesus nos espera sempre, esta é a humildade de Deus. Foi o que afirmou o Papa Francisco na Missa desta manhã na Casa Santa Marta. O Papa Francisco se inspirou no Salmo do dia “Vamos com alegria à casa do Senhor”, sublinhando que o Sacramento não é um rito mágico, mas um encontro com Jesus que nos acompanha na vida. “Na história do Povo de Deus – observou – existem momentos belos, que trazem alegria, e momentos ruins, de dor, martírio e pecado”.

“Mas seja nos momentos ruins como nos bons, uma coisa permanece sempre a mesma: o Senhor está lá e jamais abandona o Seu povo! Porque o Senhor, no dia do primeiro pecado, tomou uma decisão, fez uma escolha: fazer História com o Seu povo. Deus, que não tem História porque é eterno, quis fazer História e caminhar perto de Seu povo: fazer-se um de nós e como um de nós, caminhar conosco, em Jesus. Isto nos fala da humildade de Deus”.

A grandeza de Deus – acrescentou Francisco – é justamente a sua humildade: “Quis caminhar com seu povo”. E quando o seu povo “se afasta dele com o pecado, com a idolatria”, “Ele estava ali”, esperando. E também Jesus – disse – vem com esta “atitude de humildade”. Quer “caminhar com o Povo de Deus, caminhar com os pecadores; mesmo caminhar com os soberbos”. “O Senhor – afirmou – fez tanto para ajudar os corações soberbos dos fariseus”:

“Humildade. Deus sempre espera. Deus está ao nosso lado, Deus caminha conosco, é humilde, nos espera sempre. Jesus sempre nos espera. Esta é a humildade de Deus. E a Igreja canta com alegria esta humildade de Deus que nos acompanha, como fizemos com o Salmo. ‘Andemos com alegria à Casa do Senhor’: vamos com alegria porque Ele nos acompanha, Ele está conosco. E o Senhor, também na nossa vida pessoal, nos acompanha, com os Sacramentos. O Sacramento não é um rito mágico: é um encontro com Jesus Cristo, nos encontramos com o Senhor. É Ele que está ao nosso lado e nos acompanha”.

Jesus se faz “companheiro de caminhada”. “Também o espírito Santo – acrescentou – nos acompanha e nos ensina tudo aquilo que nós não sabemos, no coração” e “nos recorda tudo aquilo que Jesus nos ensinou”. E assim “nos faz sentir a beleza do bom caminho”. “Deus Pai, Filho e Espírito Santo – destacou o Papa – são companheiros de caminho, fazem história conosco”. “E isto – prosseguiu – a Igreja celebra “com tanta alegria, também na Eucaristia” com a “quarta oração eucarística” onde “se canta aquele amor tão grande de Deus que quis ser humilde, que quis ser companheiro de caminho de todos nós, que quis também Ele fazer história conosco”.


“E se Ele entrou na nossa História, entremos também nós na Sua História, ou ao menos peçamos a Ele a graça de deixarmos que Ele escreva a nossa história. É segura”.

Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário