terça-feira, 23 de outubro de 2012

Riquezas na Igreja


Olinda -   Considerada a igreja mais rica de Olinda, São Bento é totalmente barroca – paredes de cedro talhado e coberto com ouro, painéis no teto, colunas de arenito, púlpitos trabalhados, sacristia suntuosa... O maior tesouro é o altar, com 14 metros de altura e  folheado a ouro de um extremo ao outro.







Os inimigos da Igreja não poupam acusações contra ela.

Grande parte da literatura contra a Igreja é produzida pelas seitas ditas evangélicas e pela Maçonaria.

Dentre as acusações, a de que a Igreja é riquíssima e que o melhor seria vender tudo e dar aos pobres.

Lembro, quando ouço isso, das palavras de Judas Iscariotes, o traidor;

“Estando à mesa, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, cheio de perfume muito caro, e derramou-o na sua cabeça. Vendo isto, os discípulos disseram indignados: “Para que este desperdício? Poder-se-ia vender este perfume por um bom preço e dar o dinheiro aos pobres” Jesus ouviu-os e disse-lhes”Porque molestais esta mulher? É uma ação boa o que ela me fez. Pobres vós tereis sempre convosco, a mim porém, nem sempre me tereis.” (Mateus 26, 7-11)

Será que Deus condena termos Igrejas suntuosas e até luxuosas? Basta ler a Palavra de Deus, e se verá que Deus não condena. Leia se as maravilhas do tabernáculo no livro de Êxodo ou ainda mais luxuoso: O Templo, como escreve os livros de Samuel, Reis e Crônicas. Cristo aceitou coisas caríssimas trazidas a Ele (Jô 12, 5-6). Deus se revela a Moisés e pede coisas caras ao povo. Leia Êxodo 25, 1-40;  Salmo 95-6; 25-8;. Cristo nunca criticou o esplendor do Templo e os Apóstolos tinham orgulho dele. Nós temos orgulho de nossas belíssimas igrejas. 

A riqueza em obras de arte, livros e outros bens do Vaticano são patrimônio da Humanidade, não pertencem ao Papa, aos Cardeais ou a qualquer pessoa. O Papa não pode vendê-los e enquanto estiver ali todos nós podemos apreciá-los. Se vender poderá cair nas mãos de certos bilionários e o povo não mais poderá apreciá-los. Todo esse patrimônio é fruto de doações dos fiéis através dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário