sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No que foi escrita a Bíblia?

No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.

CERÂMICA: conhecida como a arte mais antiga da humanidade. O barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses " tijolos".

PAPIRO:
 planta originária do Egito. Nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chegando até a altura de 4 metros. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina (onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de folha de papel para nela se escrever. Seu caniço era aberto em tiras e prensado ainda úmido. O papiro era ainda usado na fabricação de barcos e cestos. Dizem que 3.000 a.C os egípcios já escreviam no papiro. Tais folhas eram escritas só de um lado e depois guardadas em rolos. Daí que veio a palavra BÍBLIA. A folha tirada do caule do papiro chamava-se BIBLOS.

BIBLOS = Livro (plural de Biblos = BÍBLIA)
BÍBLIA = os livros ou coleção de livros

PERGAMINHO: feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como "papel" na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumens II 200 a.C. Pérgamo era uma importante cidade da Ásia Menor. Os egípcios, com inveja da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais vender papiro para os moradores daquela cidade. Por isso, o rei de Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele de ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para outras regiões.

Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram "encadernados" num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam "rolos

http://www.catequisar.com.br

5 comentários:

  1. Anônimo disse...

    MOVIMENTO- com dizem os UNIDOS até no erro.

    Catequistas católicos, onde chegarão repassando mensagens espíritas aos seus catequisandos? Na rede católica tem tantas coisas maravilhosas. Não perceberam que nas entrelinhas dessas histórias a reencarnação é o ponto alto. Ou os catequistas não crêm na vida eterna?
    Meus pêsames, catequistas!

    Referências:site espírita e blogs que compartilham com esse tipo de postagem-

    http://www.techs.com.br/meimei/historias.htm
    http://cresceremcomunhao.blogspot.com/2011/08/parabolas.html
    http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/08/bem-legal.html
    http://catequistasemeandoamor.blogspot.com/2011/08/top-five-de-20-26-de-agosto.html

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!!!

    Catequistas, professores, educadores, pais, mães e filhos utilizam deste meio como forma de aprendizado, nos expressamos e identificamos, para que assim possamos juntos aprender mais sobre a vida em comunhão, sobre nossas tradições, também sobre nosso folclore popular que faz parte da infância de todos os brasileiros, sobre nossa religião, sobre a vida em família, sobre ser irmão.

    E o que é ser cristão, meu caro anônimo?
    Ser cristão é mais que apontar erros, é ser a diferença na vida do outro, é mostrar os erros e ajudar a corrigi-los, é amparar o irmão quando ele mais necessita, não abandoná-lo em seu leito.

    Apontar o dedo para algo e esquecer de que outros quatro direcionam-se exatamente para ti é um grave ato, ainda mais se o único que você aponta não esta direcionado corretamente.

    Catequistas Unidos sim.
    Católicos, cristãos sem medo de dizer a verdade, com nome, sobrenome e endereço eletrônico.

    Um ótimo fim de domingo
    Paz e Bem
    Rosemary de M. Correia Filha

    ResponderExcluir
  3. Nossa caro irmão anônimo !!! Parece que seu coração está com o amargor do fel .
    A comunidade eclesial é unida sim até no erro, pois a vivencia comunitária, troca de experiência, comunicação, ( online )que maravilha, torna-se mais efetiva e frutuosa para aqueles que atuam na sociedade, onde se apresenta o desafio de dar testemunho de Cristo e dos valores do Reino.
    Queira me desculpar, mas seu amargor não constrói nada, pois estamos sempre em constante transformação e formação á catequizar nossos conhecimentos á passar áos nossos filhos e netos, para que a IGREJA DE JESUS CRISTO prevaleça por mais 2.500 anos além dos 2011 anos já edificados em nós corpos místicos, templos da criação de Deus, errantes mais perseverantes e disponíveis á catequizar irmãos que apontam erros ao invés de agradecer ao próprio Deus por haver Catequistas envolvidos em comunhão com a IGREJA DE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  4. Será que anônimo sabe o que é FEL ?
    Oque voce acha Jonathan ?

    ResponderExcluir
  5. VIU O TANTO QUE É IMPORTANTE COMENTAR NO BLOG D'AGENTE? VOCÊ ANÍSIO COMENTOU E LOGO ENTREI PARA RETRIBUIR O COMENTÁRIO E VI QUE EU NÃO O SEGUIA AINDA. AGORA JÁ SIGO. AGRADEÇO PELA FORÇA, E SÓ TENHO À AGRADECER O ANÔNIMO, ELE ME FEZ REVER VÁRIOS COISAS E CONSERTÁ-LAS. POR ISSO QUE DEIXO MEU BLOG SEMPRE LIVRE PARA QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO, SÓ NÃO ACEITO BAIXARIA. ABRAÇO

    ResponderExcluir