quinta-feira, 15 de setembro de 2011

São Paulo recebe neste domingo a Cruz da JMJ


A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Maria chegam ao Brasil neste domingo (18) e serão acolhidos em São Paulo com uma grande festa, o ‘Bote Fé’.


A festa, que acontecerá no Campo de Marte a partir das 9h e vai durar o dia inteiro, com shows, procissão com os símbolos, missa, tendas de adoração e confissão.


A Cruz e o Ícone vão peregrinar por todo o país, começando pela própria Arquidiocese de São Paulo, onde fica até o dia 23, e pelas dioceses do interior do estado.


No site do evento é possível encontrar a programação completa. 
Clique aqui.


A Cruz dos Jovens -
 “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o ícone de Nossa Senhora.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984).

No final do Ano Santo, depois de fechar a Porta Santa, o papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma.

A partir de então, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente em cada celebração internacional da JMJ. Em 1994, a Cruz peregrina pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Esta será a primeira vez que os dois símbolos máximos JMJ vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul.

Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Cruz da Jornada no Santuário Nacional - Neste trajeto, passa por Aparecida (SP), em 15 de novembro, quando se realiza a 3ª Romaria Nacional da Juventude, no Santuário Nacional.


A última parada da Cruz antes de seguir para a capital carioca será no Vale do Paraíba, em março de 2013.

Com informações: Jovens Conectados


Foto: Flickr JMJ Madrid 2011



Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional: 
twitter.com/padroeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário