terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Liturgia Eucarística parte I

Porque Liturgia Eucarística ( LE )?

Dar graças, entregando a vida com Cristo ao Pai, é o que se realiza na grande e solene prece da Aliança judaica que os cristãos exprimem como Oração Eucarística, enraizada nas bênçãos de alimentos. Dar graças e bendizer são dois verbos sinônimos; guardam o mesmo significado e indicam o que os judeus chamam de berâkâh, no hebraico, e que no Novo Testamento é chamado Eucaristia ( do grego uecharistia; eu: bom, bem; charis: graça, dom, favor ), como se dissesse: " Quão belo, quão bom é o presente que ofereces!"
De geração em geração, cada cristão é obrigado a ver-se a si próprio - com os olhos penetrantes da fé - como tendo estado lá no Calvário, na primeira Sexta-feira Santa e diante do túmulo vazio, na manhã da ressurreição. Pois não só os primeiros irmãos e irmãs cristãos estavam lá, mas também todos os cristãos que, ao longo dos tempos, reúne-se para celebrar a Eucarístia, estavam lá com eles, prestes a morrer na morte de Cristo e a ressurgir em sua ressurreição.
Nos sinais de pão e vinho deixados por Jesus, seus discípulos se tornam hoje salvificante contemporânios dos eventos redentores da morte e ressurreição do Senhor. Em mistério ou sacramento, único e irrepetível, que trouxe a redenção para todos. Por esse pão e esse vinho, sobre os quais se pronunciou a ação de graças do memorial e para os quais se suplicou a vinda do Espírito Santo, somos realmente transportado pela fé aos eventos fundadores que tornam os homens e mulheres participantes deles. Assim como Jesus, ao ser glorificado, levou o tempo para a eternidade, também a presença do Ressuscitado, suscitada pelo memorial, traz para o tempo a eternidade.
Fonte: Catequese Litúrgica - A missa explicada
PE.Guilhermo Micheletti

Um comentário:

  1. Olá....Passando para dar um oi e dizer que tem um selinho para vc lá no meu blog, Meu 1º selinho...bj Abraços Fraternos!!!

    ResponderExcluir