quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Combate da Oração

572. Porque a oração é um combate?


  A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida de nossa parte, porque aquele que reza combate contra si mesmo, o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz de tudo para o distrair da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza.


573. Há objeções à oração?


  Além de conceitos errôneos, muitos pensam não ter tempo de rezar ou que seja inútil rezar. Aqueles que rezam podem desanimar diante das dificuldades e dos aparentes insucessos. Para vencer esses obstáculos são necessárias a humildade, a confiança e a perseverança.


574. Quais são as dificuldades da oração?


  A distração é a dificuldade habitual da nossa oração. Ela tira a atenção de Deus e pode até revelar aquilo a que estamos apegados. O nosso coração então deve voltar-se humildemente ao Senhor. A oração é muitas vezes insidiada pela aridez, cuja superação permite na fé aderir ao Senhor, mesmo sem uma consolação sensível. A acídia é uma forma de preguiça espiritual devida ao relaxamento da vigilância e à deficiente guarda do coração.


575. Como fortificar a nossa confiança filial?


  A confiança filial é posta à prova quando pensamos não ser ouvidos. Temos de nos perguntar então se Deus é para nós um Pai cuja vontade procuramos fazer, ou é um simples meio para obter o que queremos. Se a nossa oração se une à de Jesus, sabemos que ele nos concede muito mais deste ou daquele dom: recebemos o Espírito Santo que transforma o nosso coração.


576. É possível rezar a todo momento?


  Rezar é sempre possível, porque o tempo do cristão é o tempo de Cristo ressuscitado, o qual " está conosco todos os dias" (Mt 28,20). Oração e vida cristã são, por isso, inseparáveis:


  "É possível, até no mercado ou durante um passeio solitário, fazer uma frequente e fervorosa oração. É possível também na loja, ao comprarmos ou ao vendermos, ou também enquanto cozinhamos" (São João Crisóstomo).


577. O que é a oração da Hora de Jesus?


  É chamada assim a oração sacerdotal de Jesus na Última Ceia. Jesus, o Sumo Sacerdote da Nova Aliança, dirige-se ao Pai quando chega a Hora da sua "passagem" para ele , a Hora do seu sacrifício.

Fonte: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário