quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Liturgia da Palavra - parte I

Por que Liturgia da Palavra (LP)?

Deus reúne seu povo em assembleia para dialogar e lhe comunicar seus mistérios e segredos de vida e amor; a boa notícia que o faz 

viver livre, fraterno e feliz.
A palavra de Deus impregna, perpassa e semeia todas as celebrações da Igreja. Se algum dia, por absurda hipótese, fosse retirado tudo o que é Palavra de Deus das celebrações, não restaria muita coisa. Essencialmente as celebrações litúrgicas estão impregnadas da Palavra de Deus, e não poderia ser de outra maneira, pois justamente as celebrações alimentam permanentemente a fé das comunidades. De domingo a domingo, o povo é alimentado pelo Senhor com o pão da Palavra, a qual revela seus mistérios e comunica sua força transformadora.
A Palavra de Deus na liturgia está presente como elemento explícito, isto é, toda celebração comporta algum tipo de proclamação da Palavra. Dela se extraem textos para leitura , a explicação da homilia e os salmos para cantar. De seu espírito e de sua inspiração nascem orações, preces e hinos litúrgicos; dela os sinais e ações tiram seus significados ( por exemplo, olhando o círio pascal, lembramos do Apocalipse 21,6; as flores, do Cântico 1,14). A Palavra transforma, enche de vida a comunidade e a recria com força renovada. A Palavra articulada com Rito Eucarístico ( parte sacramental da missa) realiza uma unidade perfeita, em que o mistério anunciado se faz presença e atuação nos dons apresentados, na ação de graças sobre esses mesmos dons, no gesto de partir o pão e nos dons santificados para serem distribuídos e comidos . Assim a Palavra, que numa mesa é anunciada, noutra se faz corpo na comunhão dos fiéis.
Fonte: Catequese Litúrgica - A missa explicada
Pe. Guilherme Micheletti

Um comentário: