sábado, 11 de fevereiro de 2012

Liturgia da Palavra - parte III

Deus fala também nas Sagradas Escrituras (cf. SC 7). Palavra, canto, silêncio e gestos constituem as ações simbólicas do Rito da Palavra que têm na proclamação do Evangelho seu ponto alto. Por meio de quem preside, da pessoa que faz a homilia ( homiliasta ), Deus vai desvendando, dando um novo olhar sobre a vida, ajudando a interpretar a realidade, levando os cristãos a interpretar e a aderir com renovado ardor à boa nova do Reino.
Deus fala também por meio das ações corporais dos ministros e ministras: gestos, tom de voz, postura e atitudes diante da mesa da Palavra, do livro, de sua maneira de olhar e se dirigir à assembleia. A humildade, a convicção e o compromisso do ouvinte da Palavra possibilitam uma eficaz comunicação de Deus com seu povo reunido.
Assim, fica claro que a finalidade da LP é reavivar o diálogo da aliança entre Deus e seu povo, receber luminosas orientações para a vida e estreitar entre seus membros laços de amor e fidelidade. Nesse diálogo, a atitude do cristão é de escuta atenta e amorosa, para que Deus possa falar dentro da realidade bem concreta da vida. E também de respostas, de acolhimento sincero, de adesão consciente, de decisão convicta e de conversão, para que a Palavra possa dar frutos duradouros.
Assim, toda a LP torna-se um diálogo amoroso e comprometedor entre Deus e seu povo, animado pelo Espírito Santo. O Filho de Deus, Palavra viva do Pai, o próprio Cristo, se torna carne em cada cristão para continuar sua ação salvadora entregando sua vida para a transformação do mundo.
É importante salientar a ligação das duas mesas: a mesa da Palavra  e a mesa da Eucaristia. Na verdade, são dois momentos em um só encontro vivo, vital e celebrativo. Os dois momentos ajudam os cristãos a viver um único encontro com a mesma pessoa: Jesus Cristo. Como aos discípulos de Emaús, primeiro fala, conversa sobre a vida á luz da Sagrada Escritura e depois preside a Fração do Pão na Liturgia Eucarística.. Sendo que a palavra de Deus é sempre acontecimento, ação concreta em favor da vida, da libertação, da salvação de seu povo, é celebrada  festejada constituindo um só ato de culto com o Rito Eucarístico.
Catequese Litúrgica - A missa explicada
Pe. Guilhermo Micheletti

Um comentário:

  1. Olá!
    Lindo Blog!
    Segui e estou colocando o link no meu!

    Gostaria de convida-los a visitar e seguir http://cvicentinhos.blogspot.com/

    Fique com Deus

    ResponderExcluir