sábado, 8 de setembro de 2012

Orientações do Catecismo da Igreja Católica para ler corretamente as Sagradas Escrituras


Tambem o Catecismo da Igreja Católica nos faz algumas ressalvas importantes, deixando-nos parâmetros interessantes para que possamos ter um bom entendimento da Palavra. Ao lermos um t

recho bíblico, devemos sempre observar:

1. Sentido Literal - É o sentido significado pelas palavras da Escritura e descoberto pela exegese que segue as regras da correta interpretação.

2. Sentido alegórico – É aquilo que vemos no texto, que nos permita entender o significado daquele texto, em Cristo. Por exemplo: A travessia do Mar Vermelho é um sinal da vitória de Cristo, e também do Batismo. Não é apenas um milagre. Mas é algo mais significativo. Outro exemplo, quando vemos o Sacrifício de Isaac, vemos que no fim das contas, seu Pai sacrifica um cordeiro. Esse cordeiro, é uma alusão a Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

3. Sentido moral - Os acontecimentos que encontramos na Palavra, tem um senso moral. Nos ensinam como devemos agir. Nos levam a uma atitude. Nos instruem.

4. Sentido anagógico – Toda a palavra de Deus, tem um senso que nos conduz ao eterno. A palavra de Deus nos conduz ao céu.

Portanto a Igreja nos ensina que, não podemos apenas pegar um único versículo e sair dando uma interpretação exclusivamente pessoal a ela. Precisamos pelo menos ler o trecho todo. Entender o contexto da palavra. É preciso saber também o contexto histórico, tanto que se você tiver uma bíblia católica, você vai perceber que antes de cada livro, a bíblia traz o resumo do mesmo, mostrando emque época da história aquele livro foi escrito, como se vivia naquele tempo, e tantas outras informações. Precisamos ter muito cuidado ao interpretar a palavra de Deus.

A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura , constituem um só depósito da palavra de Deus confiado à Igreja. O ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo…
(Dei Verbum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário