sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A atitude de cantar

O ser humano em todos os tempos utilizou a música para tentar estabelecer um encantador diálogo com a divindade. Para os cristãos não é diferente. A liturgia cristã coloca a música nas celebrações com o intuito de estabelecer uma melhor comunicação com o sobrenatural. O canto litúrgico é, por conseguinte, um caminho para o encontro entre o homem e Deus. Tem poder de transformação, força e sentido, e capacidade de meditação.
A profundidade dos textos, assim como a atração exercida pelas melodias, faz com que a mensagem penetre e permaneça nas entranhas de cada cristão.
O canto na liturgia é por natureza repetição, memória e poesia; é, ao mesmo tempo, atualização e novidade. É um dos meios mais eficazes e pedagógicos para a formação espiritual, orante e litúrgica de cada pessoa e de toda a assembleia, que participa plena e ativamente como o povo de Deus.
Um canto será tanto mais Litúrgico e evangelizador quanto mais fiel se mantiver a sua natureza, sentido e função litúrgica, na medida em que contribui para viver e expressar o mistério celebrado ( cf. SC 116 ).
Quem dera os cristãos reunidos para celebrar a Santa Ceia tivessem a mesma experiencia de Santo Agostinho ao ouvir, emocionado, os cantos da Igreja.

Quantas lágrimas verti, quão violenta emoção experimentei, Senhor, ao ouvir em vossa Igreja os Hinos e cânticos que o louvam! 
Ao mesmo tempo em que aqueles sons penetravam em meus ouvidos, vossa verdade se derretia em meu coração, excitando os movimentos de piedade, enquanto corriam minhas lágrimas. 
Fonte: Catequese Litúrgica - A missa explicada
PE.Guilhermo Micheletti

3 comentários:

  1. Olá! De grande importância sua postagem ref. canto liturgico.
    Seu blog tá muito legal, parabéns pelo trabalho que desenvolve aqui.

    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo
    Paróquia São Pedro e São Paulo
    pspedrogpuava.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado , assim igualmente voce , é o povo de Deus manifestando fontes de esclarecimentos á tornar Esse Povo de Deus mais forte na Liturgia Orante rumo ao Pai.Divulgue aos nossos irmãos de caminhada. Abraços !!!

      Excluir
  2. Ola! Bela postagem, adorei
    é muito importante esclarecer sobre
    os cantos liturgicos.Um grande beijo
    Nena

    ResponderExcluir