terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estar sentado

Saber-se que sentar é ação de quem deseja estar á vontade e descansar, porém, na Liturgia é muito mais;nela, sentar-se deve ser entendido como concentrar-se e preparar-se para escutar atentamente quem fala ou ensina, meditando e acompanhando a proclamação da Primeira e da Segunda Leituras e o canto do Salmo - com exceção da proclamação ao Evangelho que, como já foi dito, escuta-se de pé ( cf.Lucas 10,39 ).
Na tradição bíblica, estar sentado é autoridade; saber sentar-se e silenciar seu íntimo para educar e aprender. É a atitude de fé do jovem Samuel: "Falai, vosso servo escuta" ( 1 Samuel ). No Evangelho pode-se perceber a amargurada crítica que Jesus lança aos que estão sentados na cátedra de Moisés. Em vez de instruir o povo, são hipócritas e utilizam seu status para obter o próprio benefício, e não para conduzir o povo simples ao amor de Deus ( cf. João 10,1-18 ). Assim, o ato de sentar-se evoca o repouso do corpo e a predisposição ou excitação do interior, a dinamicidade interior, para o que será ensinado.Sentar-se para escutar naturalmente não é suficiente. São Paulo admoesta o povo para que seja praticante  da Palavra, e não mero ouvinte, enganando-se a si mesmo ( cf. Tiago 1,22 ).
Educar os cristãos para a escuta densa e profunda e não menos contemplativa da Palavra de Deus é o caminho certo para assimilação dos compromissos que correspondem aos evangelizadores; e não menos desfiador e exigente para as equipes que animam a Liturgia.
Catequese  Litúrgica - A Missa Explicada
PE. Guilhermo Micheletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário