sábado, 21 de janeiro de 2012

O povo assiste ou celebra o mistério eucarístico? Que devemos dizer?




No Dia do Senhor, os discípulos de Jesus Cristo se reúnem para celebrar; fazer memoria de tudo o que ele fez e faz pela humanidade. Reunir-se, ficar unido, é o primeiro requisito para poder participar  da Liturgia, porque celebrar é um ato de especial participação comunitária e eclesial.
É necessário enfatizar: quem celebra não é o presbítero ( padre ); celebra todo o povo santo de Deus,reunido em assembleia; toda a comunidade unida ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Ao  presidir, o presbítero celebra   juntamente com o povo; é parte dele e está ao seu serviço. Outros verdadeiros ministérios litúrgicos, desempenhados por leigos e leigas, estão também a serviço da assembleia celebrante, em comunhão com os ministros ordenados: ministros extraordinarios da Sagrada Comunhão, leitores, animadores, coroinhas, componentes da música, pessoal da acolhida...( cf. SC 29 )

A celebração não é um encontro, mas sim um encontrar-se (...) Não basta estar presente, é preciso ser presença, ou, é preciso estar presente em relação, porque é na dinâmica do encontrar-se que se encontra Deus. ( Bogaz e Vieira, Sinais mistagógicos, 18)

É preciso reforçar a ideia de que (...) a celebração não é somente a proclamação da Palavra e o Sacrifício, mas sim uma assembleia que se reúne para celebrar o mistério do amor da Trindade. ( Gregório Lutz, Revista de Catequese 115,59)
Fonte: Catequese Litúrgica
Pe. Guilhermo Micheletti


Nenhum comentário:

Postar um comentário