segunda-feira, 17 de outubro de 2011

#Jesus Cristo


Em hebraico, “Jesus” significa “Deus salva”. Na formula breve “Jesus é o Cristo” exprime-se o cerne da fé cristã: Jesus, o filho de um simples carpinteiro de Nazaré, é o Messias e Salvador esperado.
Tanto o adjetivo grego Christos (Cristo) como o particípio hebraico mashia(messias) significam “ungido”. Em Israel, eram ungidos reis, sacerdotes e profetas. Os Apóstolos perceberam que Jesus tinha sido ungido “com o espírito Santo” (At 10, 38).
Quando Jesus se declara como “Filho unigênito de Deus”, como testemunham São Pedro e os outros discípulos, fica expresso que, em toda a humanidade, apenas Jesus é mais que um ser Humano.
Em muitas passagens do Novo Testamento, Jesus é chamado “Filho”. Aquando do Batismo e da Transfiguração, a voz celeste chama a Jesus “Filho Amado”. Jesus inicia os discípulos na Sua relação única com o Pai do Céu: “Tudo Me foi dado por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar.” (Mt 11, 27) Pela ressureição, torna-se evidente que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus. [70 e 75]

Um comentário: