segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A força de um sorriso

A pessoa de Jesus Cristo tem sido usada com frequência por escritores e palestrantes como exemplo de liderança no mundo coorporativo.

E de fato, devemos reconhecer que Jesus foi, é e sempre será o nosso grande exemplo de homem motivador, que serve e, sendo Deus, é o maior modelo de humildade que a humanidade já conheceu.

Porém, hoje quero tratar de outro exemplo de liderança motivadora: Papa Francisco. Às vésperas da visita do Santo Padre ao Brasil comecei a refletir sobre o exemplo que este homem tem sido para a humanidade.

Francisco surge num mundo em crise, porém, ele possui um sinal que tem sido capaz de alterar as estruturas rígidas de situações que antes pareciam sem solução. Falo do sorriso de Francisco. O sorriso do Santo Padre é este sinal.
O semblante de Francisco transmite segurança, paz, tranquilidade e acima de tudo alegria. Ele nos diz, pela comunicação não verbal, que a missão de ser Pedro não tem sido um peso pra ele.

Ser líder, ser servo, é sempre um desafio. Não importa a dimensão da organização que você possa estar à frente, mas o posto de liderança sempre traz um peso muito grande para quem o ocupa.

E por causa desta responsabilidade extrema é que muitos líderes perdem o sorriso com o tempo. Aos poucos, no dia a dia, o líder que era motivado, pra cima, sorridente, torna-se uma pessoa com semblante carregado, capaz de desmotivar o melhor dos times.

Poderíamos dizer que esta análise é um tanto precipitada, já que o governo do Papa Francisco está apenas no início. Mas ponderamos que não. O sorriso do Santo Padre não é apenas o reflexo de uma espiritualidade madura e equilibrada que Jorge Mario Bergoglio carrega consigo. É mais. É uma decisão.

Mesmo em meio a tantos desafios pastorais, gerenciais e políticos, Francisco sabe que é um servo líder e tem profunda consciência de que seus atos comunicativos podem motivar ou desmotivar seu rebanho e o restante da sociedade.

O nosso mundo carece não apenas de exemplos, de referências, mas também de pessoas que saibam transmitir com docilidade palavras de paz, de esperança, de ânimo. O exemplo de Francisco tem motivado muitos a serem mais simples, mais leves e mais sorridentes.

Já é possível perceber um mundo melhor com o sorriso de Francisco. E este mundo será cada vez melhor se todos nós, incluindo os nossos líderes, tomarmos como estado permanente de vida a Palavra que está em Filipenses 4-4: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!". Sorria!

Everton Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário