segunda-feira, 15 de abril de 2013

HOSPEDAGEM: O CORAÇÃO ACOLHEDOR DA JMJ RIO 2013


Por Alessandra Borges
Produtora Destrave
A Jornada Mundial da Juventude tem o espírito de acolhimento e peregrinação. Desta forma, muitas famílias e congregações vão abrir as portas da sua casa ou colégio para abrigar os jovens de várias partes do mundo para o encontro com o Papa.
Aqueles que se colocarem à disposição de acolher um jovem peregrino, durante a JMJ Rio 2013, poderá exercer a sua hospitalidade cristã, além de realizar uma troca de experiências culturais e espirituais.
De acordo com a Irmã Graça Maria- cnsb, responsável pelo setor de hospedagem do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013 (COL), mais de 900 colégios e congregações se colocaram a disposição para servir como abrigo aos jovens.
Além dos colégios públicos e particulares, clubes e congregações religiosas, o setor de hospedagem do COL ressalta que cerca de 13 mil famílias aceitaram o convite para hospedar os jovens. “A tendência é que, até a JMJ Rio 2013, este número alcance 20 mil”, disse Irmã Graça.
Confira a reportagem:
No final do ano passado, o COL lançou a campanha ‘Abra seu coração; abra sua casa’, com objetivo de incentivar os cristãos a se inscreverem como famílias acolhedoras. O saldo desta campanha foi positivo; portanto, os números de registro de inscrição continuam a crescer.
“A Campanha iniciada por ocasião do Tempo do Advento obteve grandes resultados tendo em vista o próprio espírito do Natal – tempo propício à reflexão. São inúmeros os registros de inscrição de famílias acolhedoras. Com certeza, o que foi lançado em dezembro será ainda colhido também durante o tempo da Quaresma”, destaca a religiosa.
Para que ocorra tudo bem durante a estadia destes jovens, nos dias de jornada, existe uma equipe dentro do setor hospedagem responsável por arquitetar a logística de como e onde esta juventude irá se alojar. Muitos detalhes são pensados na hora de marcar qual será o local que aquele grupo irá se hospedar como a região linguística e os locais de catequese.
“A JMJ Rio 2013 é rica de detalhes e sempre gosto de dizer que os detalhes fazem a diferença. Às vezes, prendemos-nos ao grande, às vagas e aos locais de hospedagem, porém, acompanhado disso está a logística, a infraestrutura para que a hospedagem não seja apenas um espaço, mas sim um local em que o jovem se sinta verdadeiramente acolhido”, frisou Irmã Graça.
O setor de hospedagem da JMJ Rio 2013 reforça que para ser uma família de acolhida basta ceder um espaço para os jovens estenderem seu colchonete ou saco de dormir e realizarem sua higiene pessoal, pois, durante todo o dia, ele está envolvido nas atividades da Jornada retornando para casa acolhedora no final do dia. A alimentação desses jovens será por conta da organização da JMJ, pois quando peregrino realiza sua inscrição já está incluso café da manhã, almoço e jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário