sexta-feira, 8 de março de 2013

Bote a Fé no chão da vida!

Programar um " ano da fé" não foi artifício de propaganda nem mera estratégia de marketing religioso do Papa Bento XVI. É chamado á vida mobilizando o povo de Deus para renovar o entusiasmo de crer em jesus Cristo, único salvador dos homens e do mundo.
Renovado o entusiasmo, assumimos com mais firmeza e alegria nosso ser e viver em Cristo, mediante comportamentos e iniciativas concretos. Até mesmo rezando mais vezes o símbolo da fé: o Credo. Rezar através da fé: na intenção de alcançar esse dom divino. Rezar com fé, colocando-a como porta do coração e da mente para as orações. Rezar na fé, deixando sua luz iluminar as situações e problemas.
É entusiasmo concreto participar de modo mais ativo e consciente na comunidade paroquial, quem sabe por pequenos serviços. Se houver fracasso, comodismo e apatia numa comunidade cristã, é preciso repensar e  reavivar sua vivência na fé. O comodismo individualista na prática religiosa periga ser uma forma de "descrença".
A busca legítima do conforto, do bem-estar, da diversão, do trabalho pode gerar obstáculos á busca do bem absoluto: Deus. Deve ser triste alguém não sentir mais a necessidade de buscar, de perguntar por Deus. de permitir que Ele nos ame e que sua lei de amor influencie a convivência social.
Um mundo sem deus é desumano e des-humaniza. Igreja, comunidade, discípulos são acossados pelas ondas do materialismo, da indiferença religiosa, da cultura de desprezo á vida á dignidade da pessoa humana, aos valores da família etc, O afã do consumo vicia também a  experiência do sagrado, manipulando carência afetivas e  precisões financeiras em certos cultos. Fechados na postura individualista, muitos se deixam influenciar pelos engodos da mídia poderosa e dos prazeres. É correnteza!
Se quiser viver a fé de modo coerente, o discípulo de Jesus não pode se acovardar em face de pressões das mudanças nem temer os "ateus agressivos" da moda buscando notoriedade. a fé não é receita mágica de escolhas fáceis, prazerosas e de resultados imediatos. É caminho do discernimento pessoal na escolha do que é justo e honesto.
A fé em Cristo redireciona o ser humano egoísta para o seu verdadeiro horizonte: Deus, sua origem e fim. E a primeira ferramenta do anúncio da fé é o testemunho: no peito eu levo uma cruz; no meu coração o que disse Jesus!

Fé e vida se entrelaçam no Evangelho: vive-se a vida na fé!

Pe. Antônio Clayton SantAnna,
Revista de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário