terça-feira, 26 de julho de 2011

O desejo de Deus.


O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si , e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.
Na sua história, e até os dias de hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras a sua busca de Deus através de suas crenças e seus comportamentos religiosos ( orações, sacrifícios,cultos, meditações,etc.). Apesar das ambiguidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que pode-se chamar o homem de um ser religioso.
Mas esta " união íntima e vital com Deus" pode ser esquecida, ignorada e até rejeitada explicitamente pelo homem. Tais atitudes podem ter origens muito diversas: a revolta contra o mal no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas, o mau exemplo dos crentes, as correntes de pensamento hostis á religião, e finalmente essa atitude do homem pecador que, por medo, se esconde diante de Deus e foge diante do seu chamado.
" Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!" (Sl 105,3). Se o homem pode esquecer ou rejeitar a Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Mas esta busca exige do homem todo o esforço da sua inteligência, a retidão da sua vontade, "e também o testemunho dos outros, que ensinam a procurar a Deus.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog... Evangelezar está sempre alémd as fronteiras físicas. e que bom que mais e mais catequistas estão se dispondo a "invadir" o mundo virtual! Um abraço! Visite meu blog: www.catequistaamadora.com.br

    ResponderExcluir