quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Papa Francisco: o elemento decisivo para a nossa felicidade

Em sua catequese aos peregrinos em Roma, o Papa falou sobre a Igreja e o nosso caminho rumo à salvação


Papa Francisco afirmou hoje que o elemento decisivo para a nossa felicidade é "estar em Cristo".

Papa falava na catequese semanal com os peregrinos, na Praça de São Pedro, dedicada nesta ocasião ao tema: "a Igreja que peregrina em direção ao Reino".

“A Igreja não é uma realidade estática, imóvel, finalizada em si mesma, mas vive na história caminhando continuamente para a meta última e maravilhosa que é o Reino dos Céus, do qual a Igreja na terra é o gérmen e o início”, recordou o Papa.

Segundo Francisco, a meta da Igreja é a "nova Jerusalém, o Paraíso: este, mais do que um lugar, é um estado de alma no qual se hão-de realizar, de forma superabundante, as nossas expectativas mais profundas e alcançará pleno amadurecimento o nosso ser de criaturas e filhos de Deus.”

"Então contemplaremos a Deus face a face, ficando envolvidos completamente pela sua alegria, pela sua paz e pelo seu amor. E quando terá lugar esta passagem final? Ignoramos o tempo, mas sabemos que há continuidade e comunhão entre a Igreja celeste e a Igreja que ainda caminha sobre a terra, porque, na visão cristã, a distinção fundamental não é entre quem está morto e quem está vivo, mas entre quem está em Cristo e quem não está n’Ele”, disse o Papa.

"Este é o elemento determinante e verdadeiramente decisivo para a nossa salvação, para a nossa felicidade: estar em Cristo" – disse Francisco – e “este universo que nos abriga e sustenta, como escreve S. Paulo, também ele será libertado da escravidão da corrupção, para entrar na liberdade gloriosa dos filhos de Deus”.

Portanto, a transformação prometida já começou a realizar-se a partir da morte e ressurreição de Cristo – concluiu o Papa – e não será uma aniquilação do universo e de tudo o que nos rodeia, mas é uma nova criação que levará todas as coisas à sua plenitude de ser, de verdade e de beleza.

(Com Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário