segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cultivar a alegria diante das limitações

A Palavra meditada, hoje, está em Salmos 89, 16-19.

16. Feliz o povo que sabe te aclamar: ele caminhará, ó Javé, à luz da tua face.
17. Teu nome é o seu prazer a cada dia, e tua justiça é o seu orgulho.
18. Sim, tu és a honra e a força dele, e com teu favor levantas nossa fronte.
19. Porque Javé é o nosso escudo, nosso rei é o Santo de Israel


Jesus veio para trazer o reino de Deus sobre a Terra; assim, Ele reina no nosso coração. Se nós queremos um mundo diferente, o Senhor precisa reinar na nossa vida, pois é muito difícil festejar em um mundo com tanta violência. Mas aquele que está em reverência diante da face de Deus, que está em amor e em acolhimento, sabe fazer festa e é feliz, porque a faz em nome do Senhor.

A pessoa que caminha em Deus tem a sua alegria n'Ele e a sua vitória vem pela manifestação da glória do Altíssimo. A justiça é sempre uma vitória que vem pelo amor; nunca deveríamos entendê-la como um mal a quem fez mal. A justiça de Deus tem a ver com a pessoa que foi lesada, pois Ele cura as chagas deixadas no nosso coração, e essa justiça vai acontecer na nossa vida!

Muitas vezes, Deus nos fecha uma porta e abre outra, mas ficamos olhando a porta fechada, pensando por onde devemos passar, sendo que essa porta já está aberta.

Deus não quer e não pode fazer o mal, então é por causa d'Ele que nos alegramos sempre e pela Sua justiça que encontramos a glória. Entendemos que a felicidade não está em saber festejar, mas em tornar a nossa vida feliz, quando temos o cuidado de não excluir o único que pode nos dar alegria em todos os momentos: Deus. Há pessoas que podem mudar o nosso dia, seja por um telefonema, por uma manifestação de amor, de carinho, e torna nosso dia muito melhor. Quando Deus está presente na nossa vida, ela se torna uma festa!

Não importa onde estivermos, pois se Deus estiver conosco, tudo pode se converter em uma festa. Mas existem ocasiões festivas, nas quais as pessoas tornam a situação em momentos de tristeza, pois não sabem festejar.

Saber fazer da vida uma festa é um dom de Deus. Sofrimento vem sozinho, não precisa ser chamado. Somos pessoas feridas por coisas que não cuidamos, não valorizamos, e acabamos machucando os outros, porque era valorizado e cuidado pela outra pessoa. Querendo ou não, estamos sempre tocando nas feridas uns dos outros. Então, temos de que pedir a Deus a graça de gerar alegria. Assim como a semente se multiplica, temos de multiplicar essa graça em nossa vida e na dos outros, pois ela precisa ser plantada.

Em um mundo onde o mal vem sem ser chamado, precisamos aprender a gerar alegria. Às vezes, salvar uma pessoa da tristeza é tão fácil!

Todos nós temos alguma coisa na nossa vida que temos de aceitar; e quando vivemos na alegria, ela é a força para superarmos essa dificuldade. A vida de uma pessoa que conta com seus amigos é mais leve. Aquele que tem o coração aberto e nutri, no seu coração, uma alegria, cultiva a paz por meio do amor e das boas ações.

Qual o segredo da felicidade? É reconhecer o que Deus faz por nós nas pequenas coisas todos os dias. É uma delícia participar da alegria de alguém, isso é fazer festa, e é isso que o Senhor quer para nós.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário