terça-feira, 4 de junho de 2013

Eucaristia: O convite a sairmos do nosso individualismo

Cidade do Vaticano (RV) – O Ano da Fé proporcionou um evento histórico no último domingo: milhares de catedrais, igrejas e capelas em todo o mundo se uniram em Adoração Eucarística com o Papa Francisco, que presidiu a cerimônia na Basílica Vaticana.

A adoração durou uma hora, com os momentos de silêncio intercalados por orações e hinos. Duas foram as intenções propostas por Francisco: “Pela Igreja em todo o mundo” e “por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência; pelos desempregados, idosos, migrantes, sem-teto e presos”.

A diferença no fuso horário provocou uma situação curiosa, pois enquanto a Adoração tinha seu início na Itália às 17 horas, no Brasil era meio-dia, no Vietnã onze da noite, na Nova Zelândia três da manhã já de segunda-feira.

No Brasil, diversas Dioceses de norte o sul do país aderiram à iniciativa. Entre elas, as Arquidioceses de Brasília, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro; Parintins, no coração da Amazônia, e lá no sul, como Erexim. Nossos amigos no Facebook também sintonizaram a Rádio Vaticano, e acompanharam através da internet, do rádio e da televisão. 

Em suas homilias, catequeses e discursos, o Papa tem insistido na necessidade de sairmos de nós mesmos para anunciar e testemunhar Jesus. E a Solenidade de Corpus Christi foi a ocasião para Francisco nos recordar que a Eucaristia é o Sacramento da comunhão, que nos faz sair do nosso individualismo para passarmos ao seguimento e à fé no Senhor.

Através da Eucaristia, nós experimentamos a solidariedade de Deus para com o homem, uma solidariedade que nunca se esgota e nunca deixa de nos maravilhar.

Nessa ótica, está também a Jornada Mundial da Juventude, que ao ter por tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” oferece aos jovens a oportunidade de peregrinar, sair de casa, aprofundar a vida de fé e, consequentemente, deixar-se transformar pela ação do Espírito Santo. Eis o que disse a Silvonei José o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao comentar como o Ano da Fé será vivido na JMJ:

“A Jornada proporciona aos jovens momentos de oração, tanto nas catequeses como também nas igrejas que terão lugares de oração, nas confissões, momentos de mais silêncio, e na grande vigília de sábado à noite haverá momentos de oração, como tem a própria Eucaristia que é celebrada etc. A própria Jornada proporciona isso. Mas deve levar as pessoas a reverem cada vez mais a dimensão de fé, consciente: os jovens podem transformar o mundo para melhor quanto mais abrirem seus corações a Cristo, acolherem a Palavra de Deus, viverem sua vida de oração, deixando-se transformar pelo Senhor e, dessa forma, vivendo sua fé, terem a coragem de testemunhar Cristo Ressuscitado diante de seus coetâneos, da sua escola, do seu bairro, no seu país, na sua região. E uma Jornada traz isso consigo: o fato de peregrinar, de sair de casa, o fato de encontrar outros jovens que vivem a fé, leva os jovens a acolherem este dom na sua própria vida e a serem testemunhas de Cristo. O Ano da Fé nos ajuda a aprofundar essa vida de fé, ao mesmo tempo nos remete como missionários para evangelizar, para anunciar Jesus Cristo que, aliás, é o tema da Jornada, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Quem vive a fé, quem segue a Cristo se torna missionário como consequência.”

Clique acima para ouvir a reportagem completa.



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/06/04/eucaristia:_o_convite_a_sairmos_do_nosso_individualismo/bra-698238
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário