sexta-feira, 27 de julho de 2012

A GRAÇA DE DEUS PRESENTE EM NOSSA VIDA


Não existe ninguém que não tenha ouvido falar a palavra graça em algum momento de sua vida. Até mesmo no sentido pejorativo se diz que uma pessoa não tem graça. Esta palavra é confundida com uma alegria espontânea que alguém pode apresentar.

No sentido cristão graça significa o amor permanente que Deus sente por todas as criaturas que Ele pensou antes que existissem e que se mantém até a eternidade. Não podemos fugir do amor que Deus sente por nós. Somos “amaldiçoados” pelo amor de Deus. Mesmo que a gente não queira estamos sobre o olhar amoroso de Deus. Não poderia ser diferente, pois Ele é o nosso Criador e nos ama nesta categoria.

Um pai e uma mãe naturalmente são inclinados a amar seus filhos. Isto que eles só participam da obra da criação. Imagine Deus que é o autor da vida o quanto Ele nos ama? Não se pode explicar de forma quantitativa o quanto Deus nos ama e de sua felicidade quando aceitamos fazer parte de sua vida. Nós seremos santos na medida em que permitirmos que Deus entre em nossa vida. Ele respeita nossa liberdade, deseja que nosso amor seja espontâneo.

Quando fomos batizados recebemos uma “antena”, ou uma nova sensibilidade para percebermos o amor que Deus sente por nós. Podemos afirmar que os cristãos, pela ação contínua do Espírito Santo, se tornam mais sensíveis ao amor de Deus que sempre exigirá sofrimento e renúncia.

Como poderemos responder ao individualismo presente no mundo com a força da Graça de Deus que recebemos? É o nosso testemunho de nos sentirmos amados por Deus que irá transformar o mundo para o altruísmo cristão.

Quanto tempo temos de existência nesta vida? O que faremos para sermos felizes já neste mundo? Tanto São João da Cruz como Santa Teresa de Jesus nos ensinam a entrarmos em nós mesmos e vermos a maravilha que somos. Vivemos ao redor de nosso ser por isto não somos felizes. Não penetramos na profundidade de nosso ser.  A grande crise de relacionamento que o mundo atravessa só será curada se utilizarmos a experiência dos místicos cristãos. Está na hora de nos aprofundarmos na fé e percebermos como somos importantes para Deus.

A leitura da Palavra, a oração, a prática dos sacramentos nos levam a termos uma sensibilidade para percebermos a graça de Deus atuando em nossa vida. Precisamos sentir em nosso coração esta realidade para nos comprometermos com Cristo de forma verdadeira, pois ele nos prometeu que seríamos livres.

Sentimos o sofrimento e a morte rondando a história da humanidade. Não podemos ser pessimistas, mas abrirmos nosso coração para vermos a realidade do amor de Deus presente em nossa história. Somos muito mais do que imaginamos. Somos templos do Espírito Santo e estamos preparados para mudar o mundo colocando amor aonde não existe amor.

Que a mãe de Jesus e todos os santos nos tornem mais sensíveis para percebermos o quanto somos amados por Deus e nos transformarmos em instrumentos de transformação do mundo.


Padre Giribone - OMIVICAPE


Um comentário:

  1. Olá! Passei pra fazer uma visitinha e desejar uma semana bem abençoada. Que a doçura de Maria e o amor de Jesus sejam constantes em sua vida. Um abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir