sexta-feira, 15 de junho de 2012

O DESAFIO DA FORMAÇÃO CRISTÃ


A formação cristã constitui um desafio constante. O cristão é interpelado a crescer sempre em sua fé no hoje de sua história.
A formação cristã é uma exigência imprescindível. A vida cristã implica, necessariamente, uma formação. A graça de Deus, que foi recebida no batismo, deve ser cultivada e desenvolvida, para que o cristão adquira sua maturidade espiritual.
A formação cristã é permanente, pois deve acompanhar o batizado por toda a vida e se integre em seu amadurecimento integral. Por isso, o cristão é um ser humano completo. Por isso, deve cuidar bem de todos os aspectos de sua vida cristã.
A formação cristã cria unidade de conhecimento e de prática de fé. Os momentos de catequese nos períodos de criança, de jovem e de adulto não são estanques, mas complementares. Quando existe a formação contínua, não há a ruptura entre as diversas faixas etárias.
A formação cristã não só nos prepara para a vida de fé, mas também continua influenciando toda a nossa existência. Ele se processa durante todo o nosso desenvolvimento humano, social, cultural e religioso.

Opção pela formação

Urge que os cristãos atuais façam uma opção mais decisiva e clara pela sua formação, ultrapassando a estagnação e o desinteresse. Devem buscar esclarecer e aprofundar, cada vez mais e melhor, sua fé, para que não só conheçam os conteúdos da mensagem do Evangelho, mas também possam ter uma vivência religiosa madura, coerente e frutuosa no mundo contemporâneo.
A formação cristã é pertinente. Acompanha a evolução e a atualização da reflexão teológica sobre a fé. Os pensadores sempre estão pesquisando e progredindo na teologia.
O tempo e a energia que se investem na própria capacitação frutificam amplamente no exercício da profissão. A lenta e minuciosa preparação de um profissional dá como resultado seres humanos competentes no seu campo de especialização. Possibilita prestar um bom serviço à sociedade.
Atualmente, os profissionais dedicam-se à atualização de seus conhecimentos e habilidades. A competência depende em grande parte do estudo.
No campo da fé e da teologia, a formação maior resulta no amadurecimento do cristão como discípulo missionário de Jesus. Favorece mais a eficácia no apostolado. Proporciona mais envergadura em suas obras.
Um cristão bem formado prestar melhor serviço à Igreja. Consegue ter maior incidência no mundo.

Formação constante

Hoje, o cristão precisa da formação que acompanhe o desenvolvimento de sua vida. Ele costuma ter alguns conhecimentos básicos da fé cristã. Recebeu os conteúdos em algum momento da infância ou da adolescência.
A maioria dos cristãos se conforma com os conhecimentos adquiridos no passado. Todavia, na juventude e na vida adulta, tais conhecimentos se mostram insuficientes. A cosmovisão muda em relação às etapas anteriores.
As novas experiências, as responsabilidades que vão aparecendo e os desafios mais complexos solicitam uma estudo mais aprofundado e sistemático da fé cristã.
Nós precisamos aprofundar e atualizar nossos conhecimentos cristãos e teológicos. Necessitamos buscar uma fé doutrinalmente sólida e fundamentada, existencialmente motivante e com sentido autêntico para a vida pessoal e social.
A Bíblia, a Tradição e o Magistério são fontes da fé. Nós precisamos conhecê-las e compreendê-las melhor.

Conhecer a mensagem de Jesus

A formação cristã leva o católico a conhecer a mensagem de Jesus. Ele comunica a revelação do Pai de maneira total, clara e definitiva. Formar-se na fé é conhecer a mensagem de Cristo.
A Igreja tem nos transmitido a revelação cristã, manifestada em Cristo. Procura nos ensinar, ao longo dos séculos, a mensagem de Jesus, conforme Ele mesmo solicitou: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo que ordenei a vocês. Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,15).
O conhecimento das verdades fundamentais de nossa fé oferece base para um compromisso cristão convicto e perene. Sustenta e alimenta a identidade, a espiritualidade e a missão dos cristãos no mundo de hoje.
A falta de formação cristã não se completa com nada, nem com fervor, nem com um grande coração, nem com talento, nem com grandes planos de conquista. E muito menos pensar em cumprir a missão sem antes ter se esforçado corajosamente para dedicar-se à preparação adequada e frutuosa. Não se pode descuidar da boa formação cristã.
Nós devemos aprofundar no conhecimento da mensagem de Jesus. O estudo bíblico, doutrinário e pastoral é imprescindível.
A formação deve ser um elemento integrante de nossa vida cristã. Deve ser permanente e dinâmica, de acordo com o nosso desenvolvimento pessoal, intelectual, espiritual e apostólico.

Fortalecer a fé

A formação cristã auxiliar a fortalecer a nossa fé. Ajuda-nos em nosso encontro com Jesus. Favorece reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver as práticas e os valores que constituem a própria identidade e missão dos discípulos na Igreja e no mundo.
A formação cristã nos auxilia em nossa vida de comunhão. Torna nossa participação na comunidade eclesial mais consciente e ativa. Podemos colaborar com os irmãos com nossos conhecimentos religiosos.
Em vista da importância da formação cristã em nossa vida, nós devemos valorizá-la. Devemos aproveitar os estudos sérios e atuais da fé, para que possamos continuar firmes em nossa caminhada humana e cristã na cultura contemporânea.

Padre Eugênio Antônio Bisinoto, C. Ss. R.

pbisinoto@terra.com.br




Um comentário:

  1. Bom dia!
    Seu blog está com um conteúdo cada vez melhor.
    Hojé é dia do Sagrado Coração de Jesus, que ele seja a nossa proteção e salvação.
    Saiu a lista com a atualização dos Catequistas Unidos, visite os blogs novos, por favor nos ajude a divulgar.
    http://www.catequesenanet.com.br/p/catequistas-unidos.html
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir